Pular para o conteúdo principal

Segundo Reinado Vídeo


Dois vídeos sínteses do 2º império. não deixe de ler as observações abaixo de cada vídeo.





Obs: Gostaria de destacar que, embora o video enfatize o incentivo inglês à formação da Tríplice aliança, precisamos lembrar que não havia relação diplomática entre o Império e o governo inglês quando o acordo foi construído. Ademais, O governo inglês, através de seu representante em Buenos Aires, tentou evitar a guerra (documento publicado no livro Maldita Guerra de Francisco Doratioto.) Financiamento inglês ocorreu, mas não podemos confundir o governo britânico com os banqueiros britânicos, que receberam solicitação de empréstimos tanto do Brasil e Argentina quanto do Paraguai.
O Oeste paulista foi o destino da expansão da cafeicultura brasileira após a segunda metade do século XIX; entretanto, mesmo tendo incentivado o trabalho livre, não podemos concluir que não havia trabalho escravo na cafeicultura paulista. Essas observações tem como objetivo evitar conclusões equivocadas em relação a trechos específicos do vídeo.
Bons estudos!
Professor Arão Alves


Entre as leis que fazem parte do processo abolicionista não podemos esquecer da Euzébio de Queirós (1850) que pôe fim ao tráfico negreiro. Também não podemos esquecer que a lei do ventre livre de 1871 não tratou apenas de da liberdade dos negros nascidos a partir de então, mas criou direitos civís para o escravos como o direito de pecúlio e herança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.