Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

sábado, 22 de outubro de 2011

ENEM - dicas de última hora - 2012

Quem manteve a disciplina e estudou ao longo do ano, não vai ter problemas com as provas. Basta não relaxar. Aproveite esses últimos dias para ler e se inteirar de assuntos atuais. É possível que muitos acontecimentos importantes na política e na economia sejam aproveitados pelo Enem.

Quem não estudou o suficiente, ou acredita que relaxou, não tem porque se desesperar. Agora não adianta nada se enterrar nos estudos, pois não dá tempo para recuperar o tempo perdido. Continue seu ritmo de estudos e lembre-se que mesmo quem estudou pouco pode tirar uma boa nota. Basta lembrar que o Enem é baseado em competências, e saber interpretar corretamente gráficos e textos é fundamental.

Os estudantes que estão se preparando para fazer a prova do Enem no dia 22 e 23 de outubro precisam ficar atentos. Questões de atualidades, por exemplo, exigirão do candidato a compreensão e interpretação do tema. Por isso é fundamental o estudo quase religioso dos assuntos, para que cada matéria seja aprofundada da maneira mais precisa e objetiva deixando assim o lado superficial.
Temas relacionados ao maior vazamento de petróleo do mundo, ocorrido nos Estados Unidos no Golfo do México, são algumas das apostas para a prova. Assim como o terremoto que abalou o Haiti, revelando tamanha gravidade da falta de ajuda humanitária no mundo. E muito provavelmente o polêmico enriquecimento de urânio do Irã, em que o Brasil exerceu papel fundamental nas negociações diplomáticas. Questões que parecem ser simples e fáceis exigirão a compreensão e análise do candidato. A COP-16 realizada no ano passado e as discussões ambientais, a guerra cambial e o crescimento da China. As discussões acerca da camada  pré-sal, plataforma continental, Hidrocarboneto (Petróleo) e Zona econômica Exclusiva. 
Não faça a prova desconhecendo totalmente os seguintes temas:

- CNUMAD ( Rio 92), pois está relacionada a Conferência internacional que o Brasil sediará no próximo ano:  RIO + 20
- Primavera Árabe, pois o tema esteve no centro dos assuntos internacionais nos últimos meses culminando, nessa semana, com a morte do ditador Líbio. Embora os eventos mais recentes - últimos dois meses - relacionados ao tema tenham poucas possibilidades de cair na  parte de História, poderão fazer parte de sua argumentação em uma redação que, por acaso, aborde o tema.

Dicas finais:
 Acredite que você é capaz, logo, faça uso da paciência e tranquilidade, pois acredito que, numa prova extensa como o ENEM, o conhecimento não é o único fator que importa. Procure relaxar. Caso perceba que está tenso, pare, respire e então recomece, pois o nosso raciocínio funciona melhor quando estamos relaxados.
Em relação ao tempo: Quando falo de relaxar não inclui deixar de administrar o Tempo.
Divida o total das questões e o tempo de prova em quatro ou oito partes, acompanhando o tempo gasto em cada parte, pois assim você será capaz de acompanhar seu tempo de prova.
"Procure manter o mesmo ânimo e concentração da primeira a última questão" Procure evitar aquele sentimento "Caramba, ainda faltam 30, 40 questões. Ah meu Deus!!!" Afirmo, sem medo, que esse sentimento é capaz de prejudicar excelentes candidatos que, embora intelectualmente preparados, sucumbem diante de outros, menos  preparados, mas que mantem o  foco até o final.

Boa prova!

Professor Arão Alves


Boa Prova

2 comentários:

  1. Informações preciosas!!!! Pena não ter visto antes!!!!Mas, a partir de hoje, indicarei esse blog aos meu alunos!!!! Parabens!!!! Prof Fernando

    ResponderExcluir

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados