Google+ Followers

Oriente Médio e Palestina

sábado, 20 de novembro de 2010

Olinda: Conspiração dos Suassunas - 1801



A chamada Conspiração dos Suassunas foi um projeto de revolta que se registrou em Olinda, na então Capitania de Pernambuco, no alvorecer do século XIX.
Influenciada pelas idéias do Iluminismo e pela Revolução Francesa (1789), algumas pessoas reuniram-se e fundaram o Areópago de Itambé (1798). As mesmas idéias e eventos eram também discutidas pelos padres e pelos alunos no Seminário de Olinda, fundado em 1800.
O primeiro, fundado por Manuel de Arruda Câmara, membro da Sociedade Literária do Rio de Janeiro, era uma espécie de sociedade secreta onde se reuniam maçons e leigos, do qual não participavam europeus.
O Seminário de Olinda, fundado pelo Bispo D. José da Cunha de Azeredo Coutinho, em 16 de Fevereiro de 1800, teve entre seus membros, o padre Miguel Joaquim de Almeida Castro (padre Miguelinho), um dos implicados na revolução de 1817.
As discussões filosóficas e políticas no Areópago, evoluíram para uma conjuração contra o domínio português no Brasil, com o projeto de emancipação de Pernambuco, constituindo-se uma República sob a proteção de Napoleão Bonaparte. Integravam o grupo de conspiradores os irmãos Cavalcanti - Francisco de Paula, Luís Francisco de Paula e José Francisco de Paula Cavalcanti e Albuquerque -, o primeiro proprietário do Engenho Suassuna, que daria nome ao movimento.
A 21 de Maio de 1801, um delator informou às autoridades da Capitania os planos dos conjurados, o que conduziu à detenção de diversos implicados. Instaurado o processo de devassa, entretanto, vieram a ser absolvidos mais tarde, por falta de provas. A Aerópago foi fechado em 1802, reabrindo pouco mais tarde sob o nome de Academia dos Suassunas, com sede no mesmo engenho, palco das reuniões dos antigos conspiradores.
O episódio é pouco conhecido na historiografia em História do Brasil, uma vez que a devassa correu em sigilo à época, devido à elevada posição social dos implicados.
O movimento inscreve-se no contexto de Crise do Antigo Sistema Colonial. Apesar da repressão aos envolvidos, os seus ideais voltaram a reaparecer, anos mais tarde, na Revolução Pernambucana de 1817.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

HOTWORDS

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Follow by Email

Textos relacionados