Pular para o conteúdo principal

1º Ano - Texto 1- 2º Bimestre Uma síntese do Iluminismo

Uma Introdução ao Iluminismo

O movimento intelectual cultural do século XVIII, que apresentou novas idéias políticas sociais e econômicas, é conhecido como iluminismo. A idéia principal deste acontecimento, caracterizaria ao desenvolvimento de novas formas de pensamento, de maneira crítica ou mais racional sobre a sociedade deste período (a chamada sociedade do Antigo Regime, isto é do Absolutismo), numa proposta de questionamento sobre sua organização e existência. Por isso, esse século ficou conhecido como o período das Luzes ou da Ilustração: “Intelectuais franceses do século XVIII, formulariam um conjunto de afirmações críticas e violentas sobre as doutrinas que justificavam as monarquias absolutistas, representando ao anseio pela transformação das instituições, latentes na sociedade européia. O século XVIII pregava e anunciava o mundo contemporâneo. Observava-se na Europa um prodigioso desenvolvimento científico e cultural como se impusesse um recuo às trevas: era o Século das Luzes”.

Para isso, os pensadores denominados de iluministas defendiam o desenvolvimento maior do uso da razão como fonte do conhecimento humano. Estes buscavam explicações racionais para o universo e para a sociedade. Desenvolveram teorias políticas e sociais que se opunham a sociedade da época: combatiam os governos absolutistas e os privilégios sociais, que oprimiam a burguesia e as camadas populares. Defendiam o respeito aos direitos do homem visto nesta época pela idéia de cidadania. As idéias iluministas representavam os anseios da burguesia, que encontrou nelas as justificativas para criticar a velha ordem, a sociedade tradicional do absolutismo e seus privilégios. Origens do Iluminismo – esse espírito formou-se na Holanda, que, no século XVII, era um país com economia de mercado desenvolvida e poder político controlado por uma burguesia próspera, culta e tolerante. Devido ao clima de liberdade, a Holanda calvinista daquela época tornara-se um pólo de atração para os intelectuais estrangeiros perseguidos por suas opiniões ou atitudes. Lá, encontravam-se pensadores que combatiam os Stuart na Inglaterra, os Bourbon na França, além de judeus e hereges atormentados pela Inquisição católica. A Holanda era uma encruzilhada de idéias, onde conviviam, lado a lado e respeitando-se mutuamente, seitas religiosas distintas, cristãos e judeus. Esse pensamento ajudou a burguesia ansiosa por mudanças a conquistar o apoio dos oprimidos em sua luta contra o poder sem limites do rei e os privilégios da nobreza na Europa. As idéias de liberdade, do direito inalienável de propriedade, de igualdade de todos perante a lei e outras ajudaram a construir o mundo burguês, isto é um Estado que contribuísse para o livre desenvolvimento da economia liberal.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.