Pular para o conteúdo principal

Texto III - II Conferência Internacional de Haia -3ºano


A viagem da Delegação Brasileira

O convite do Barão do Rio Branco foi feito em 27 de fevereiro de 1907. Após alguns episódios referentes a questões com políticos, discutidas publicamente nos jornais, Rui chegou a declinar a indicação, porém no dia 28 de março, finalmente, escreveu ao Barão do Rio Branco, titular do Itamaraty, aceitando a missão, sendo então nomeado pelo Presidente Afonso Pena Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário, Delegado do Brasil à Segunda Conferência da Paz. Foram também designados Eduardo S. Lisboa (2. delegado); Roberto Trompowski e Tancredro Burlamaqui de Moura (delegados adjuntos); Artur de Carvalho Moreira e Rodrigo Otávio (primeiros secretários); e Antonio Batista Pereira (além de outros segundos secretários).

No dia 20 de maio um grande grupo de adeptos de Rui ofereceu-lhe um banquete - Rui era Vice-Presidente do Senado - com a presença de autoridades, momento em que o Senador Pedro Velho pronunciou um discurso de exaltação ao político baiano.

Às 10,30 da manhã do dia 22 de maio de 1907 a Delegação Brasileira, acompanhada de uma comitiva, embarcou no Cais Pharoux no Rio de Janeiro em direção à Europa, a bordo do Araguaia. Dois dias depois, no meio da tarde, o navio aportou em Salvador, sendo a Delegação recepcionada pelo governador José Marcelino, e por este homenageada na noite do mesmo dia com um banquete no Palácio do Estado, seguindo de madrugada em direção a Lisboa. Podemos imaginar os sentimentos de Rui Barbosa chegando a esta cidade como Embaixador Plenipotenciário, no auge do prestígio, quando anos antes o Governo Português lhe havia negado asilo político. Aportaram à capital lusitana em 5 de maio, almoçaram na Legação do Brasil, então ocupada pelo Ministro Alberto Fialho e no mesmo dia zarparam rumo ao porto francês de Cherboug.

Após uma viagem de três dias chegaram a esta cidade e seguiram de trem em direção a Paris, onde se alojaram em um hotel da Rue Rivoli. Nesta capital, no dia 12, receberam as homenagens e a solidariedade do Ministro do Brasil, Gabriel de Toledo Pisa e Almeida, contando a reunião ainda com a presença do embaixador brasileiro em Washington, Joaquim Nabuco, além de personalidades ligadas à vida política francesa.

No dia 13 de junho, sem a companhia da família, que seguiria depois, Rui Barbosa chegou a Haia e albergou-se no litoral da Holanda, em Sheveningen, no Palace Hotel, em local extremamente aprazível.

Dois dias após aconteceu a abertura oficial da II Conferência da Paz, instalada no Palácio Binnenhof. O Primeiro Delegado russo, Alexandre Ivanovitch Nélidow, assumiu a presidência da Assembléia. Rui, chefe da Delegação Brasileira, foi indicado para a Presidência de honra da Primeira Comissão.


Os trabalhos da II Conferência da Paz

Pela metodologia adotada, a II Conferência dividiu-se em quatro Comissões, nas quais foram discutidos os temas mais prementes dos conflitos internacionais. A Delegação Brasileira inscreveu-se na primeira e na quarta comissões.

1. Comissão : arbitramento e inquéritos de direito internacional.

2. Convenções e leis das guerras terrestres. Estudo sobre o início de hostilidades (entre nações beligerantes).

3. Bombardeios de forças navais sobre territórios terrestres. Colocação de minas de guerra. Decisões sobre vasos de guerra, pertencentes a países beligerantes,que se encontrem em portos neutros.

4. A propriedade privada em águas marítimas. Contrabando de guerra. Transformação de navios mercantes em vasos de guerra. Bloqueio e destruição de navios apresados.

Durante os trabalhos, a figura de Rui Barbosa, de início pouco considerada, foi-se agigantando em intervenções históricas, entre as quais podemos ressaltar: o discurso de onze de julho contra a descriminação entre países de marinhas poderosas e países fracos.

No dia seguinte, mais uma vez com grande eloqüência, defendeu a política como ciência, ética e história, separando-a da política militante; em 23 de julho abordou a cobrança internacional de dívidas entre estados, matéria extremamente controversa na época, que servia de pretexto aos poderosos para a invasão de territórios alheios; em 17 de julho criticou os projetos das nações poderosas, que queriam formar a composição do Tribunal para Apresamento de Navios tendo em vista apenas seus próprios interesses; em 20 de agosto Rui Barbosa apresentou um projeto da Legação Brasileira para o novo Tribunal de Justiça Arbitral. A atuação do jurista assumiu tal visibilidade que o Secretário-Geral do Bureau Internacional de la Cour Permanente d’Arbitrage em Haia, Michiels van Verduyuler, o nomeou membro desse Tribunal.

Na sessão de cinco de outubro de 1907 a Delegação Brasileira criaria um impasse, quando Rui Barbosa defendeu com veemência o princípio de que todos os Estados devem que receber tratamento igual na ordem jurídica mundial. Sem este ponto de partida não haveria razão para existir qualquer organismo de direito internacional. A solução foi entregue a um Comitê, que ficou conhecido como o dos Sete Sábios, do qual Rui fez parte.

No dia 18 de outubro a Conferência encerrou seus trabalhos. Tinha sido uma maratona verbal e de teses brilhantes apresentadas pela nossa Delegação. Rui Barbosa passou de novo por Paris e os seus discursos foram depois ali publicados (em francês). Voltou por Lisboa, sempre a bordo do Araguaia, mas não desembarcou, porque sua mulher Maria Augusta adoecera. No regresso ao Brasil foi recebido como um herói em Pernambuco, na Bahia e no Rio de Janeiro. Nesta capital o Barão do Rio Branco o acolheu com um abraço de gratidão, seguiram acompanhados de uma multidão entusiástica até o Palácio do Catete, onde os esperava o Presidente Afonso Pena. No Senado Francisco Glicério dedicou-lhe uma recepção consagradora. O moço franzino do Ginásio Baiano abrira suas imensas asas de intelectual e patriota e poderia descansar sobre os louros da missão. Mas esse não era o seu temperamento. O guerreiro das idéias logo retomaria seu rumo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões discusivas com gabarito comentado - Renascimento Cultural

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal HIstória em gotas:   https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 1 .    Um dos aspectos mais importantes da nova ordem decorrente do Renascimento foi a formação das repúblicas italianas. Dentre elas, se destacaram Florença e Veneza. Essas repúblicas inovaram no sentido das suas formas de governo, assim como na redefinição do lugar do homem no mundo, inspirando a partir daí novas formas de representá-lo. a) Tomando o caso de Florença, explique como funcionavam as repúblicas italianas, levando em conta a organização política e os vínculos entre os cidadãos e a cidade, e indique o nome do principal representante das ideias sobre a política florentina no século XVI. b) Analise o papel de Veneza no desenvolvimento do comércio europeu, e suas relações com o Oriente.     2 .    As imagens abaixo ilustram alguns procedimentos utilizados por um novo modo de conhecer e explicar a realid

Questões discusivas com gabarito comentado sobre Revolução Russa e Primeira Guerra

1 .    Os planos de guerra apresentados no mapa acima demonstram como o sistema de alianças, constituído pelos países europeus no período denominado "Paz Armada" (1871-1914), acabou por levar o mundo à Primeira Guerra Mundial. Outro elemento importante para a compreensão das relações político-diplomáticas neste período é a instrumentalização do nacionalismo por parte dos Estados. a) Estabeleça a relação existente entre o pan-eslavismo e o plano de ataque austro-húngaro à Sérvia. b) Tendo em vista as tensas relações entre franceses e alemães desde a década de 1870, aponte duas razões para a existência tanto do Plano XVII (invasão francesa da Lorena), quanto do Plano Schlieffen (ataque alemão à França).     2 .    A Revolução Russa de 1917 significou a formação do primeiro Estado Socialista do mundo, provocando uma ruptura no sistema capitalista mundial e influenciando os movimentos revolucionários no pós-guerra e a divisão do mundo em Socialismo e Ca

Questões discussivas com gabarito sobre Primeira guerra e crise de 29

Para não perder as novidades, inscreva-se no Canal e clique no sino: https://www.youtube.com/channel/UC23whF6cXzlap-O76f1uyOw/videos?sub_confirmation=1 #partiuauladoarão 1 . (Unifesp 2011)  Numa quinta-feira, 24 de outubro de 1929, 12.894.650 ações mudaram de mãos, foram vendidas na Bolsa de Nova Iorque. Na terça-feira, 29 de outubro do mesmo ano, o dia mais devastador da história das bolsas de valores, 16.410.030 ações foram negociadas a preços que destruíam os sonhos de rápido enriquecimento de milhares dos seus proprietários. A crise da economia capitalista norte-americana estendeu-se no tempo e no espaço. As economias da Europa e da América Latina foram duramente atingidas. Franklin Delano Roosevelt, eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, procurou combater a crise e os seus efeitos sociais por meio de um programa político conhecido como New Deal . a) Identifique dois motivos da rápida expansão da crise para fora da economia norte-americana.